domingo, 13 de março de 2011

Precisamos de mais Simãos Cirineus!!!


”Enquanto levavam Jesus, pegaram um certo Simão, de Cirene, que voltava do campo, e mandaram-no carregar a cruz atrás de Jesus.”(Lc 23, 26)

Hoje, eu queria falar pra vocês um pouco sobre um personagem bem desconhecido da maioria das pessoas, até de dentro da Igreja. Simão Cirineu. Não, não é Simão Pedro, nem Simão Zelote (o outro discípulo). Simão Cirineu não tem nada a ver com esta história. Na verdade, não se sabe nem se ele sabia quem era Jesus Cristo. Mas o que ele tem de mais, afinal?
Se você não leu, leia a passagem acima. Este é o único versículo que este Simão aparece na Bíblia. Em um único versículo ele nos ensina muita coisa. Vamos aos fatos: Jesus está no caminho para dar Sua vida por nós e Simão volta do seu trabalho, sem nem saber o que acontecia no meio do seu caminho de volta pra casa. Mesmo assim, ao ser chamado não negou ajuda para carregar a Cruz.
Será que esta história tem alguma semelhança com nosso cotidiano? Acho que sim! Se você participa de algum movimento ou grupo de igreja, é provável que já tenha ouvido falar que é preciso ter disposição para seguir Jesus. Mas ficar dentro da Igreja, com os nossos amigos e companheiros, é fácil e geralmente se resume ao final de semana. E no resto do tempo?
Temos nossos compromissos, faculdade, escola, trabalho, esportes, computador ou assistir “Todo mundo odeia Chris” toda a tarde. Simão de Cirene também tinha, era trabalhador do campo. Geralmente, mantemos uma rotina igual durante todo o ano, dias úteis de trabalho ou estudo e finais de semana de louvor e vivência com o Senhor. Mas termina o trabalho ou estudo, só pensamos em ir descansar, termina nosso encontro na Igreja e só pensamos em ir descansar. Talvez não tenham lhes dito: EXISTE UM MUNDO COM SEDE no caminho do trabalho/estudo/igreja até as suas casa. Um mundo com sede de um abraço, de um conselho, de um sorriso, de uma correção fraterna.
Quantas pessoas sofrem caladas, com problemas em suas famílias; com problemas dentro de si mesmas; com problemas apenas físicos e querendo mostrar que são capazes; com o problema de não ter problema e nem mais nada também. Pessoas sedentas por algo a mais que preencha os corações delas, e este coração, como o meu e o seu, só se contenta com algo da mesma imensidão que ele, ou seja, DEUS. Mas o que isso tudo tem a ver com Simão Cirineu?
É claro que não podemos tomar totalmente os problemas dos outros e resolve-los para eles, deixando-os sem fazer nada. Mas é nosso dever apontar para aquele olhar de Cristo, aquele Amor (sim, tão grande que leva um “a” maiúsculo), para pessoas que às vezes se vocês falarem de Deus pra elas, elas se espantem, mas se derem um abraço e se interessarem por elas, farão a diferença que nenhuma palavra jogada ao léu transformaria tanto.
Por isso, fiquem atentos, vigiai, quando menos vocês esperarem, quando pensarem que suas obrigações diárias estão prontas, alguém pode aparecer no caminho de vocês sedento por ajuda. Será que vocês serão capazes de dizer “já não está mais no meu expediente de cristão” ou será que vocês farão como Simão Cirineu e tomarão a Cruz de um estranho ou até de um conhecido.
Sim, conhecidos também. Às vezes o irmão que está do teu lado pode estar sorrindo, mas por dentro tem suas feridas que podem ter sua dor aliviada com uma conversa ou coisa do tipo. Enfim, era esta minha mensagem para vocês, um abraço e uma demonstração de interesse pelo outro não mata ninguém, pelo contrário, ajuda até a esquecermos de nossos desafios.

“Fazer o Bem sem olhar a Quem!”

2 comentários:

  1. Uma ótima reflexão para começar a semana! Que busquemos ser 'sal e luz' em todos os momentos e ambientes, pois não é somente com palavras que se evangeliza, mas também pelo nosso jeito de ser, que vem da nossa relação de amor com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Que benção meu irmão! Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir