quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Santidade nas coisas pequenas

Havia algum tempo que nós não escrevíamos nada aqui no blog. Estamos todos de volta a nossa rotina e as vezes falta tempo para escrever e até mesmo ir na igreja.  Aliás, eu gosto muito de ir na missa de quarta-feira lá na paróquia, pois durante a semana sinto falta da missa. Mas já faz algum tempo que eu não vou na missa de quarta-feira e venho me questionando sobre isto. Como conciliar a vida real, no mundo, com a Igreja? Será que nos dias “úteis” eu estou mais distante de Deus do que no domingo ou no dia em que vou na missa?
Eu acreditava que sim, até que li uma frase de Sta. Teresinha. Ela fala que “A oração é um impulso do coração, um simples olhar dirigido para o céu”. Só consegue fazer isso quem está ligado com Deus no seu mais profundo íntimo. A partir daí cheguei a conclusão de que precisamos viver para Deus todos os dias mas viver no mundo.
Não podemos nos trancar em nossas paróquias e viver todos os nossos dias voltados para o altar e quando precisássemos sair na rua, enxergássemos em tudo a “mão do encardido”. Não foi isso que Jesus fez. Ele ia, sim, à sinagoga rezar, mas não deixou de aprender uma profissão (marceneiro), não deixou sua família e não fazia distinção de ninguém, fossem leprosos ou doutores da lei.
Precisamos ser bons, precisamos ser santos, a tal ponto de amarmos e nos interessarmos também por aqueles “perdidos na vida”. Caso contrário estaríamos sendo o menino que é dono da bola, que nem joga tão bem assim, mas só escolhe os melhores para seu time.
Devemos ser bons estudantes, bons profissionais, bons colegas, bons filhos, primos, pais. Pois Deus criou um mundo belíssimo para descobrirmos e contemplarmos. Não será meia dúzia de pecados que irão nos impedir disso, pois “Onde abundou o pecado, a graça superabundou!” (CIC 1848). Por fim, pretendo falar nos próximos posts sobre exemplos dessa vivência. Hoje posto um vídeo sobre um santo que tenho lido bastante sobre ele, São Josemaria Escriva. 



4 comentários:

  1. Realmente a missa de quarta é muito boa! Sinto falta também.

    ResponderExcluir
  2. Uma das coisas que acho mais difícil é elevar meu coração à Deus em meio ao tumuldo do dia-a-dia. Concordo que nós, cristãos, devemos viver no mundo, mas sem sermos mundanos. Mas a vontade que tenho, muitas vezes, é de ficar na Paróquia, nos retiros, nas missas, pois sinto nesse momento uma paz, que certamente vem de Deus.

    Mas aí está o desafio em ser um Jovem Líder Cristão: estar no mundo, e nele cumprir a missão de evangelizar.

    Shalom!

    ResponderExcluir
  3. Bacana a reflexão Matheus. Concordo contigo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Matheus em gravataí existem muitas áreas carentes, locais com grande vulnerabilidade social, onde residem pessoas em condições de extrema pobresa, infelizmente não tenho e desconheço de algum trabalho ou mapeamento destes loais, posso te informar alguns que constamente estou sempre, na medida do possível visitando: Comunidade da Vila Nova Conquista - Rua Nova Conquista (Estrada Rincão da Madalena ), Comunidade do Loteamento do Xará - Rua Dr. Arthur José Soares (Passo da Cavera depois da GM), Comunidade do Loteamento da Logoa ou Sítio Gaucho (antiga vila caseno)- Rua Maria Cunha Bueno (depois do Parque dos Anjos e antes da GM), Comunidade da Vila Cledi - Rua Dra Cledi (Passo da Cavera depois da GM), entre ente outras. Gostaria muito de realizar este mapeamento algum dia, mas atualmente não tenho como realizar. Suginro que procure a Prefeitura Municipal de Gravataí, pois entendo que seja obrigação do executivo muncipal especialmete da Secretaria de Assistência Social, como também da Secretaria Municipal de Saúide, ter este mapeamento. Na Internet já encontrei alguns estudos e trabalhos sobre este tema, mas tenho dúvida quanto a fidelidade das informações. Um grande abraço e conte sempre comigo! Obs. não consegui te responder pelo Orkut.

    ResponderExcluir